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Estratégias com objetivo de "pegada zero", num mercado cada vez mais voltado para a natureza

Publicado em 16.04.2024
Estratégias com objetivo de "pegada zero", num mercado cada vez mais voltado para a natureza
2030 está já aí e o caminho faz-se a passos firmes. As metas são ambiciosas e impulsionam os departamentos de I&D a desenvolverem soluções cada vez mais inovadoras ao nível da sua produção.

Em plena fase de transição, as empresas já não trabalham sem materiais reciclados e privilegiam os naturais em detrimento dos plásticos e que sejam, eles mesmo, capazes de armazenar carbono. 

O tema dos produtos ecológicos tem vindo a ganhar cada vez mais expressão nos últimos anos e isto reflete-se na introdução de novos materiais e matérias-primas sustentáveis no mercado. 

Os consumidores estão cada vez mais atentos a estas questões e procuram ativamente produtos que contribuam positivamente para o meio-ambiente.

Ao CONSTRUIR, empresas do setor, assim como da área das argamassas, essencial para a instalação destes, em resposta ao Especial sobre Pavimentos e Revestimentos, destacam as principais tendências do mercado com uma procura crescente por produtos cada vez mais próximos do seu aspeto natural, como as madeiras, ou em tons neutros e cru, que remetem também para elementos da natureza. 

De forma a responder aos atuais desafios da descarbonização do setor da construção e da industria, a Saint-Gobain Portugal tem vindo a realizar diversas ações tanto internamente, como nas soluções que são colocadas no mercado.

Fruto do trabalho realizado no Centro de Investigação e Desenvolvimento em Aveiro, o Grupo tem já vários produtos no mercado com materiais revalorizados. 

"Exemplo disso é o webercol flex lev, o primeiro cimento-cola no mercado com mais de 30% de matérias-primas recicladas, com metade do peso de um produto convencional para o mesmo rendimento", destaca José Martos, CEO da Saint-Gobain Portugal. 

Da mesma forma, também, as embalagens têm vindo a reduzir a incorporação de material plástico dos compósitos, substituindo já cerca de 75% dos baldes para baldes 100% de plástico reciclado (PCR).

Ao nível do isolamento térmico, José Martos destaca as soluções para ETICS, nomeadamente, os sistemas webertherm comfort ou webertherm mineral, que permitem a proteção térmica das habitações portuguesas, e que, em função da escolha da placa de isolamento, possui outras vantagens tão importantes, como é o caso da proteção contra o fogo com a utilização de placas de lã de vidro ou de rocha. 

"Sentimos que o mercado procura cada vez mais serviços que permitam colmatar a falta de mão de obra no setor, contribuindo para a industrialização, a par do crescente pedido por produtos e serviços que contribuam para a sustentabilidade do setor da construção", salienta José Martos.

Neste sentido, o responsável destaca o serviço mecanizado de bombagem de betonilhas weberfloor pump truck. Ao não utilizar sacos para a entrega do produto, possibilita reabastecimentos de areia perto do local de obra, diminuindo, desta forma, o CO2 associado ao transporte.

 

José Martos, CEO da Saint-Gobain Portugal in CONSTRUIR, Especial Pavimentos e Revestimentos.