4 min

O Roadmap da Saint-Gobain para a Sustentabilidade

Publicado em 05.04.2024
O Roadmap da Saint-Gobain para a Sustentabilidade
Foi traçado um Roadmap da Sustentabilidade onde foram identificadas oportunidades e melhorias em projetos que permitem reduzir as emissões de CO2, e ter uma maior eficiência energética ao nível dos processos internos e das soluções para o consumidor final.

Conta já com 350 anos de história e tem o seu foco na construção sustentável. Um dos maiores objetivos de sustentabilidade da multinacional Saint-Gobain Portugal é atingir a neutralidade carbónica em 2050. Mas de que forma é que tem traçado o caminho para a atingir? O responsável de Sustentabilidade da Saint-Gobain Portugal, Guilherme Camello, responde.

A indústria da construção, na qual a Saint-Gobain Portugal se insere, é responsável por 40% do consumo de energia e por 36% das emissões de CO2, segundo revelam os dados das Nações Unidas. 

Por isso mesmo, a eficiência energética dos edifícios e a redução da emissão de CO2 são marcados como os principais desafios que enfrentam. Juntando a isto, há uma necessidade de combater a falta de mão-de-obra, apostando na industrialização do setor com a automatização de processos. 

Estando consciente deste impacto que a industria tem no ambiente, atingir a neutralidade carbónica em 2050 é a grande meta que a Saint-Gobain Portugal quer atingir, aproveitando o seu compromisso com a sustentabilidade.

Este trabalho é feito não só com clientes como também internamente. Para isso, foi traçado um Roadmap da Sustentabilidade onde foram identificadas oportunidades e melhorias em projetos que permitem reduzir as emissões de CO2, e ter uma maior eficiência energética ao nível dos processos internos e das soluções para o consumidor final.

Além disso, a aposta numa comunicação "clara e objetiva" sobre a importância da sustentabilidade no mercado, na divulgação de ações práticas e na sensibilização dos seus colaboradores passaram a ser práticas comuns na empresa. 

"São muitas as ações que podemos destacar, sejam diretamente nas nossas instalações ou nas soluções que disponibilizamos ao mercado, como a instalação de painéis fotovoltaicos para a produção e consumo próprio de energia, a substituição das lâmpadas dos nossos Centros por lâmpadas LED e a estação de tratamento de águas residuais industriais no Carregado" refere o responsável de sustentabilidade da Saint-Gobain Portugal, Guilherme Camello. 

"Na Saint-Gobain, a inovação e a sustentabilidade andam de mão dada". diz. Em Aveiro, o Centro de Investigação e Desenvolvimento trabalha diariamente em estudos e testes de incorporação de resíduos como matérias-primas dos produtos," diminuindo a necessidade de extração de matérias- primas minerais". O "primeiro" cimento-cola no mercado com uma composição de mais de 30%de materiais revalorizados, o webercol flex lev, "é um dos produtos que começa a mostrar os resultados desta aposta". 

Quando se fala da importância de industrializar o setor, os avanços que a marca já fez no mercado remetem para a disponibilização de um serviço de bombagem de betonilhas e enchimentos leves na obra através de um camião - weberfloor pump. Este serviço surge como alternativa à falta de mão-de-obra e reduz o número de embalagens de uso único cujo destino final seria um aterro.

A Saint-Gobain assume, contudo, que este percurso não se faz sozinho. As parcerias que vão estabelecendo são o que permite atingir as metas que se propuseram até 2025, 2030 e 2050. É através destas que garantem uma atualização constante sobre diversos temas dentro da área da sustentabilidade, o reforço do posicionamento do Grupo e da importância sobre a utilização de produtos e soluções que contribuem para o bem-estar das pessoas e do planeta.

Neste âmbito, e alinhado com o trabalho que é desenvolvido sobres os pilares de Social e Governance, a Saint-Gobain consegue manter-se ativa "no conhecimento, na união e no cumprimento dos objetivos transversais ao setor".

  • Onde marca a diferença: 

"Algo que nos distingue é estarmos constantemente ativos no mercado com a missão de sermos líderes em Construção Sustentável", justifica o responsável de sustentabilidade da Saint-Gobain Portugal, Guilherme Camello, sobre o que distingue a empresa da concorrência.

As soluções e produtos que oferecem ao setor da construção sustentável são diversas. Exemplo disso são: as lãs de vidro ou lãs de rocha que têm incorporadas mais de 50% de matérias-primas recicladas; as argamassas compostas por resíduos de outras industrias ou os sistemas de isolamento térmico da Weber e vidro Oraé® que resulta em soluções de vidro duplo com capas Climalit® Oraé®, composto por 70% de vidro reciclado (casco), "com uma pegada de carbono estimada de apenas 7 kg CO2 eq./m2 (para espessura de 4 mm), o que representa uma redução de aproximadamente 40%, em relação à média europeia de produção de vidro base."

 

Guilherme Camello, Responsável da Sustentabilidade na Saint-Gobain Portugal in Revista Briefing.